Manuscrítica


Manuscrítica

 Manuscrítica - Revista de Crítica Genética, ISSN 1415-4498 e Qualis A2, é uma publicação da Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética (APCG) e da Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da Universidade de São Paulo. Seu primeiro número surgiu em 1990, sem vínculo com editoras, e impulsada pelo esforço de seus fundadores e colaboradores iniciais: Cecília Almeida Salles, Lilian Ledon da Silva, Philippe Willemart, Sônia Maria Van Dijck de Lima e Telê Ancona Lopes. No número cinco, a revista começou a ser publicada pela editora Annablume e ganhou novo projeto gráfico. Até o número 14, de 2006, esteve sob a coordenação científica de Cecília Almeida Salles. Em 2007 a revista, sob a direção de Marcos Antonio de Moraes e Verónica Galíndez-Jorge, começou a ser editada pela Editora Humanitas e passou por uma nova reformulação gráfica e de conteúdo.
Desde 2009, a Manuscrítica é editada por Claudia Amigo Pino e Mônica Gama, com edições semestrais, previstas para os meses de julho e dezembro.
A revista conta com as seções Passando a limpo (para divulgação de pesquisas concluídas, publicações e eventos); Ateliê e Incipit (ensaios e artigos com estudos recentes ou in progress); Diálogos (entrevistas com escritores e artistas); Comentários (resenhas);Tradução e Fac-símile (apresentação de documentos).
 
As contribuições devem ser enviadas exclusivamente por e-mail para o endereço manuscritica@gmail.com. Elas serão avaliadas por pareceristas e será mantido o sigilo quanto à identificação da autoria dos textos e dos pareceres. 
Neste site estarão disponíveis as revistas antigas e o sumário das mais recentes; estas poderão ser adquiridas pelo site da editora Humanitas ou em uma de suas livrarias: http://www.editorahumanitas.com.br 


As edições podem ser vistas on-line: http://manuscritica.fflch.usp.br